segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sisu

Sistema de Seleção Unificada

O (Sisu) foi desenvolvido em 2009 pelo Ministério da Educação brasileiro que e utilizada pelos estudantes que fazem o Enem para estudar no ensino superior com a nota do enem pode servir como passagem para  a substituição ao vestibular

História



Proposto inicialmente pelo Ministro da Educação Fernando Haddad para atualizar em tempo real, não pode ser assim construído por razões puramente técnicas. Hoje não existiria máquina e algoritmo com poder de processamento necessário para tal feito.
Na edição de 2011/1 foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior. A oferta representou um aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando 47 mil vagas foram disponibilizadas pelo sistema.
Na edição de 2012 foram oferecidas 108.552 vagas oferecidas por 92 instituições.
Na atual edição de 2013, foram oferecidas 129.319 vagas em 101 instituições públicas de ensino superior. O número de vagas cresceu 18% em relação ao ano anterior.

Reserva de vagas para pessoas com deficiência

Em 02 de maio de 2013, um promotor do Ministério Público Federal no Ceará entrou com uma ação na Justiça Federal contra o Ministério da Educação para garantir a reserva de vagas para as pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior que fazem uso das notas do sistema. Atualmente, o SiSU já possui cotas socais para candidatos pardos, negros e indígenas, e também para estudantes oriundos de escolas públicas.

Como funciona o Sisu


O candidato pode escolher até duas opções de curso, sendo permitidas alterações durante o período de inscrições. As instituições podem estabelecer pesos diferentes por matéria para cada curso e nota mínima por curso.
A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de candidatos. Uma vez por dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso.
Dessa forma, o candidato deve efetuar as suas opções de curso e alterá-las durante o período de inscrição de modo a adequá-las às notas de corte. Como a nota de corte varia diariamente, é possível que num dia o candidato esteja acima da nota de corte de um curso, mas no outro esteja abaixo, ou vice-versa. Dessa forma, é necessário que os candidatos monitorem as notas de corte todos os dias, durante o período de inscrição, a fim de conseguir a aprovação no melhor curso possível dentre aqueles que ele almeja e evitar não ser aceito em nenhum curso.

Vazamento de Informações


Em 2011 ocorreu vazamento de informações. Ao entrar no sistema, o candidato podia acessar dados como desempenho e opção de cursos de outros candidatos.
Em 2013 ocorreu vazamento de informações. Ao entrar no sistema, o candidato podia acessar dados como notas das provas, número do telefone celular e o e-mail de outros candidatos ao clicar na ajuda.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES  2014

O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 6 de janeiro de 2014 até as 23h59 do dia 10 de janeiro de 2014. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

0 comentários:

Postar um comentário